CAMICLETA NAS AGUAS TERMAIS DE NOVA PRATA – RS

Bom dia amigos e amigas da Cami.

Dia 02 de outubro pegamos a estrada e partimos em direção a Nova Prata, cidade do interior do RS, destino mais precisamente as Termas Caldas de Prata. Na viagem nos acompanharam minha mãe Sofia e meu Pai Jordão, ambos com 85 anos de idade. Convencer os dos a ir junto não foi muito fácil. Minha mãe sente muitas dores, e meu pai não tem muito ânimo em sair.

A viagem toda foi organizada para participarmos do encontro de motorhome nas Termas de Machadinho no RS e nas Termas de Piratuba em SC, mas como a distância a ser percorrida por minha mãe seria cansativa, resolvemos passara pelas Termas de Nova Prata que fica mais ou menos no meio do caminho até Machadinho.

Calculei que saindo de Canoas pela manhã estaríamos na serra gaúcha por volta do meio dia, na cidade de Veranópolis,  ali encontraríamoss o único restaurante giratório do Brasil,o Mirante da Serra

O restaurante durante a semana tem um cardápio executivo, já aos finais da semana muda. Durante a refeição o restaurante fica em giro, completando uma volta por volta de 45 minutos.DSC09157

A paisagem da serra gaúcha é possível ser observada por lunetas que ficam no mirante acima do restaurante de onde são observáveis vários municípios.DSC09178

Após o almoço continuamos nossa viagem até Nova Prata, onde nos dirigimos até as Termas que distam uns 14 km do centro da cidade. No acesso as termas cruza-se no centro da cidade, que se denomina capital do basalto que é sua economia principal. As ruas são calçadas com basalto e algumas residências são totalmente construídas com esse material.

A via de acesso as termas é calçado com basalto até um trecho seguido por asfalto. A paisagem é muito bela, e a via beira morros de basalto escarpado (perau como disse minha mãe).DSC09211

Nessa ponte o rio passa bem perto, segundo o pessoal das termas se houver muita chuva ele passa por cima da ponte, impossibilitando a passagem.

Logo após a entrada das termas já vem o estacionamento onde ficamos. Ali foi colocada uma caixa com tomadas e um ponto com algumas torneiras.DSC09455

Chegamos por volta das 16 hs e fomos visitar as instalações, sendo muito bem atendidos pelos funcionários, que demonstraram ter preparação para o atendimento. As termas contam com cinco piscinas cobertas e um pequeno parque externo com águas termais.DSC09449

Para quem procura sossego é o local ideal, pois não tem sinal de celular e televisão só com parabólica. No caso da Cami que ganhou uma antena Sky livre foi possível assistir as novelas da rede Globo.

Ficamos instalados entre grandes eucaliptos, claro que o tempo estava sem vento.

Ainda no primeiro dia eu e a Lílian fomos fazer uma caminhada pelo local, onde encontramos uma grande ponte pencil, que cruza a área das Termas.DSC09343

A ponte é bem firme, onde pensamos que as emoções ficavam por ali, mas continuamos e logo encontramos no percurso uma roda d’água onde também observamos um som de queda d´água bem intenso. Subi em umas pedras do local e percebi que estava no topo de uma linda cachoeira.

Essa foto da cachoeira foi feita em um mirante que fica na estrada que se sai das termas.

Posamos duas noites em Nova Prata e partimos em direção a Machadinho, ende já rolava o encontro do Rancho Móvel.

As fotos dessa estada podem ser vistas nesse link, clique aqui.

Assim que der posto sobre Machadinho.