INSTALANDO SPLIT NO MOTORHOME

Bom dia amigos e amigas da CAMI.

   Então! Estava eu aqui a pensar no que deixei de postar, são tantas as funções que nos envolvem aperfeiçoar a Cami, que muitas vezes deixamos de escrever sobre algo.

    Lembrei que não postei sobre a instação do split, e é sobre ela que falarei agora.

   Primeiro veio o estudo do básico, que foi: o que e porque instalar determinado aparelho, onde e como realizar a instalação e por quem.

   Decidimos por um split de 9 mil btus modelo inverter, uma vez que este tem um consumo menor de energia elétrica, e pelo que pesquisei é de melhor qualidade diante dos modelos tradicionais, tudo por questões técnicas de funcionamento.IMG-20150824-WA0000

       O split 9000 btus esta funcionando perfeitamente com um inversor de apenas 1000 watts onda pura da marca Serrana, consome 3,68 Amper, o que permite ser usado em pequenos períodos com o banco de baterias do motorhome.

 A escolha do local para colocar o split também tomou tempo, pois tivemos que fazer ateração nos móveis do quarto.

   Para a mudança dos móveis falei com o amigo Valdino que é marceneiro, fui até sua casa onde fica a marcenaria, no município de Alvorada. Antes da alteração dos móveis tive de falar com o instalador do split, para acertar o local e o que precisava para a instalação.

   Foi então colocado dentro do guarda roupas lateral um disjuntor exclusivo para o split.

    Foram retiradas duas portas que ficavam em cima da cama e o local foi rebaixado para acomodar o split, mas isso não foi tão simples como parece. Tivemos que acertar em uma madeira a cor dos móveis, e fazer tiras novas de madeira para as vistas laterais.

     A unidade externa do split foi colocada na lateral da Cami, em baixo  do assoalho, onde o instalador fez um suporte e fixou o aparelho. Deste local levou os canos até a unidade interna para a instalação.

       Depois de instalado é que fui fazer o recorte na carroceria para passaagem do ar, segundo o instalador e manual do aparelho deve ser livre para não super aquecer, e para esta parte tive que adquirir um pedaço de malha de aço furada onde coloquei uma moldura de alumínio que ficou assim.

Fizemos com que os canos passassem por trás dos móveis saindo por dentro do guarda roupa, ficou muito bom, pois ficam escondidos das vistas.

       A parte elétrica quem fez fui eu, e é claro, estive sempre junto ajudando os instaladores e  o Valdino na preparação.

       Ficou assim, funcionando em 220 V.

       Um inconveniênte é que o ar fica muito próximo da cama, e joga o frio ou calor direto sobre as pernas, então estou por experimentar fazer uma barreira afim de evitar este contratempo.

Fiquem com Deus e até a próxima.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual resultado *