Mais um dia descobrindo a Cami

Boa noite amigos e amigas da Cami.         

          Pois hoje andei explorando outros itens da Cami. No dia em que fechei negócio e compramos la Cami, o pessoal da Sinostrailer tentou me ensinar como funcionava a parte hidráulica e a as caixas de detritos e de água servida. No dia muita informação sabia que iria resolver estes poréns outra hora.

           Eu até tinha lido sobre a caixa de detritos e de água servida, mas pra um leigo no assunto de motorhome, trailer ou similares, não tinha uma certeza do que se tratava e como funcionavam.

            Me perguntava o que ia para onde, assim não sabia que a caixa de água servida são as águas já utilizadas na limpeza das louças, no chuveiro e na pia do banheiro, no básico, mas se tiver máquina de lavar roupa acho que também irá para essa caixa, entretanto como a Cami não tem, ainda não sei.

           A caixa de detritos faz as vezes da fossa de uma casa normal, que recebe o que vem pelo vaso sanitário.

             Para conhecer o sistema, fiz vários exames na Cami. Tudo começou quando observei a luz que indica o funcionamento da bomba de água, ficando acesa frequentemente, o que me disseram aconteceria caso houvesse vazamento de água.

         Logo percebi que o que ocorreu foi a falta de água na caixa de água limpa. A Cami estava desidratada, então fui procurar como dar água de beber a ela. Bem próximo a caixa achei uma torneira de jardim que era por onde se abasteceria a Cami, então liguei uma mangueira na torneira e enchi o tanque de água limpa.

         Enquanto preparava um chimarrão, e o Eduardo (pintor)  no teto da Cami, passando uma lixa ainda preparando para receber a pintura, me ocorreu que se a caixa esvaziou a de água servida deveria estar cheia.

          Lembrei do Edu do site universo dos viajantes e suas dicas. Entre uma delas, a de que não se precisa de instrumento pra se saber coisas óbvias, e todas os fios e ligações acabam por consumir energia elétrica. Pura verdade, bastava agora saber qual caixa seria de água servida e qual de detritos. Bom foi fácil, pois a de detritos tem uma saída de diâmetro maior e fica bem embaixo do vaso sanitário, logo a outra era a de água servida. 

           Sabia que a água limpa utilizada pode seguir o destino da caixa de detritos tanto quanto da de água servida, dependendo de onde foi usada. Dessa forma decidi esvaziar as duas caixas, a de detritos e a de água servida, até para conhecer o seu funcionamento.

        Fui reunir o que tinha de material, vindo a descobrir que as conexões que ligam a mangueira não existiam. Bom, lá fui eu para a ferragem, comprei umas conexões do tipo que se liga caixa d’água, o que permite unir sem ter de rodear a mangueira.

       Feitas as ligações primeiro esvaziei a caixa de detritos, não sei se é normal, mas só saiu água escura, nada sólido. Depois usei a mesma mangueira para retirar a água servida. O que percebi é que fazendo nessa seqüência a água servida faz uma limpeza na mangueira, que antes foi usada para retirar os detritos.

       Por fim descobri que a Cami cada vez mais ganha vida. Vejamos:

–  Para funcionar precisa de alimento: óleo diesel e água;

– Ela tem um sistema digestivo próprio: Bexiga (caixa de água servida) e intestino (caixa de detritos);

      Olhei para a Cami ao final da tarde, fechei as portas e desliguei as luzes e pensei será o que mais vou descobrir em você. 

        Camicleta, já postei antes de onde veio esse nome, e fiquei pensando, que tenho chamado ela de “a Cami”, mas Cami é de caminhão, então deveria ser “o Cami”. Levei a idéia para a Lílian que de pronto disse:

         ” Ai, por quê? Não implica com a Cami,  deixa  ela quieta.”

       Conclusão é que a Cami já faz parte da família, assim está dito. Não meche com ela não.

        

            

            

             

         

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Qual resultado *