PRIMEIRA VOLTINHA DE MOTORHOME COM CNH B

Bom, hoje resolvi sair para experimentar o motorhome, mas antes disso me certifiquei se podia guiar o mesmo com carteira B. No a ano de 2011 foi alterado o código nacional de trânsito, alcançando a categoria B para veículos com até 6 Ton   ou até 8 passageiros excluido o motorista,  o que permite que o veículo possa ter nove lugares com o motorista e ainda assim ser da categoria B. Procurei muito entender como interpretar a lei nova, e verifiquei que são duas condições que sendo atendida uma permite dirigir com categoria B, ou seja, se tiver mais de 6 Ton e documentado pra oito passageiros pode ser categoria B ou se tiver 6 Ton e mais de oito passageiro também a categoria B é suficiente. Observe-se que o legislador não erra, como ja ouvi alguns dizerem em minhas pesquisas pela internet, o que ocorre é que se ele não quisesse estender para a categoria B a condução de motorhome da forma que fez não teria colocado a conjunção alternativa “ou” e sim a conjunção aditiva “e” como fez para a regra geral da categoria B. Assim não resta dúvida de que a forma correta de se interpretar a lei é como dispus acima. Muito embora esse seja meu entendimento, fiz o seguinte. Liguei para a Polícia Rodoviária Federal 191, e fui muito bem atendido, sendo que segundo eles ainda não há uma regulamentação interna, acredito que as coisas irão acontecer aos pocuos, e até lá alguns motoristas vão sofrer pela inércia e desconhecimentos das polícias e guardas de transito municipais. Bom, depois de um longo papo com a Rodoviária chegamos a um consenso, como meu motorhome não tem especificado o peso bruto do veículo nem na carroceria e nem nos registros do detran, e o documento tem previsto oito passageiros, assim  eu posso dirigir com minha carteira B. Por isso resolvi sair e experimentar meu motorhome na rua.

Saí e fui ao trabalho, e como todo marinheiro de primeira viagem, cometi alguns erros. Primeiro ao ligar o carro girei a chave toda e os faróis se acenderam mas eu não sabia que bastava colocar a chave, assim esqueci de desligar os faroi, e quando fui sair, pronto, lá estava eu empenhado, por sorte fui socorrido e fiz uma ponte de uma camioneta.

Compartilhar

2 pensou em “PRIMEIRA VOLTINHA DE MOTORHOME COM CNH B

  1. A primeira experiência é sempre uma emoção inesquecível, não? Por minha vez, comprei meu ônibus de uma empresa em Campinas-SP, e… advinha; Embora minha categoria CNH seja D, eu jamais havia dirigido nada maior que uma Van. Tive que trazer o danado desde Campinas. Uma viagem de mais de 200 Km. Foi realmente emocionante. Pena que eu não tenho câmera, senão teria registrado a aventura. Parabéns Órion! Quem sabe eu não acabo indo te visitar com meu MH quando ele estiver pronto.

    • Realmente é bastante emocionante, bem diferente de se estar como passageiro, a responsabilidade aumenta na proporção do veículo, deve-se ter um cuidado bem grande com os carros menores, no entanto o respeito que os mesmos tem com a Camicleta devia ser o mesmo com os de seu porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Qual resultado *