CONSTRUINDO RAMPA PARA MOTO NA CAMI

    Depois de uns passeios com a Cami observamos que sem ter um veículo menor fica difícil deslocar para muitos dos locais, pois muitos pontos  onde se estaciona não tem meios públicos de transporte. 

     Pensamos em rebocar um carro, mas optamos por uma moto. Em seguida veio o desafio de fazer uma rampa para colocar dentro da Cami. As fotos mostram um pouco o trabalho que deu.

    Nessa foto colocamos a moto dentro da Cami para ver se cabia. Foi um sufoco, a moto é pesada e o espaço interno não permitia entrar dentro empurrando a moto. O espaço ainda acomoda o estepe e um compartimento para outras coisas de acampamento.

     Nessa foto a baixo começamos a montar uma rampa, usei o resto de uma estrutura de ferro que fazia a sustentação do telhado da garagem que demoli para colocar a Cami no pátio. A partir desta base soldei duas cantoneiras, uma de cada lada para servir de trilho ao suprte que traciona a moto pelo pneu, para dentro do compartimento da Cami.

   O trilho foi dimensionado na hora da solda  por duas chapas que coloquei para  dar o afastamento por onde caminha o suporte de tração da roda.

   Outra peça importante foi a guia suporte do pneu, que fiz com uma calha de ferro. Cortei em diagonal e fiz uma calha para encaixar o pneu.

   Momento da solda do suporte do pneu.

 

    Como ficou o suporte na rampa.

 

      Da para observar que soldei uma base e nela instalei um guincho manual. Foi a solução para puxar a moto e a rampa para dentro da Cami, uma vez que não tem espaço la dentro para entrar e guiar a moto com as mãos. Assim essa rampa serve de guia.

 

   A idéia é que todo o sistema entre juntamente com a moto para dentro da Cami, e que duas pessoas com facilidade possam colocar a moto na garagem. Para isso instalei roldanas por onde desliza a base de apoio do sistema e roldanas fixas dentro da garagem para sustentação dos cabos de aço do guincho.

 

    Essa base desliza por cima de duas roldanas que fixei na entrada da garagem. As roldanas são as de uso comum em portões de garagens.

    Por fim assim ficou o sistema.

 

Aqui quase dentro da garagem.

 

       Esse modelo de rampa foi uma adaptação de consultas que fiz na internet. Usei um guincho manual por ser mais barato. Já testei algumas vezes e foi tranquilo o uso da moto.

 

   Fiquem com Deus e até a próxima.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual resultado *