Para levar em frente o projeto de viajem com segurança passei a fazer uma revisão na mecânica do motorhome. Descobri coisas boas e ruins. A documentação do veículo registra um chassi 1113, bom o 11 quer dizer que é pra suportar 11 toneladas e o 13, 130 CV, no entanto foi modificado os eixos dele, sendo colocados do 1313, assim suporta 13 toneladas, isso é bom, pois é mais resistente. Verificamos que tem freio estacionário a ar, isso é bom, mas ruim uma vez que tive que substituir o compressor e o regulador de pressão, hehehe.Os freios e ar foram feitos na Artiflex em Porto Alegre, pessoal gente boa, o Daniel na foto a baixo é o mecânico que fez o serviço, sempre atenciosso faz questão de explicar como funciona cada ítem. Também instalei um antifurto no motorhome.
Abrimos as rodas e verificamos os freios, resumindo tive que trocar nas rodas da frente os cilindros de freio e nas de trás as lonas, mola, retificar um tal de S, etc, vai ficar bom, só que o custo foi salgado. Outra surpresa que tive é que não tinha amortecedores, tive que colocar dois na frente, o bom que sei que são novinhos agora, vendo pelo lado positivo, hehe. Aqui fica um registro importante, na foto a baixo pode ser vista uma solda na mola do freio traseio, inacreditável o que se faz pra economizar, e o risco que se corre sem se fazer uma revisão no veículo.
Fiz uma revisão completa na instalação elétrica também , na oficina do Broda em Canoas.
Trocando conectores frouxos.
Ainda farei a revisão da caixa e diferencial depois espero poder viajar com segurança.