FORMATURA DA PATY e do BITY

Bom dia amigos e amigas da Cami.

         A Cami ficou na garagem, por um motivo pra lá de especial. Formatura da minha filha Patrícia. Eu e a Lílian temos dois maravilhosos filhos, o Willian e a Patrícia. willipaty

        Nenhuma pessoa é igual a outra, e os pais não mudam isso, os pais mostram os caminhos aconselham, orientam e dão exemplos e dessa forma conduzem, assim eles vão construindo através de suas experiências a suas histórias próprias.

        Nesse final de semana podemos presenciar primeiro, na sexta-feira a formatura da sobrinha Cris, em Engenharia de Produção, foi uma noite de alegria e de muitas emoções, a família reunida e todos mas principalmente os pais orgulhosos pela conquista da filha. 

              Nesta mesma sexta-feira nós aqui de casa muito envolvidos com os preparativos para a formatura da Patrícia e do Victor, até então namorado da Paty, tivemos até a noite algumas surpresas.

        Ainda de tarde estamos eu e a Paty e o Victor no apartamento que os dois compraram, preparando as reformas, chegou a tarde logo após o almoço quando preparei um espetinho de frango meio na correria, fomos eu e o Victor novamente ao apartamento, e na volta, chegando em casa e não encontrando ninguém liguei para a Lílian. – Oi amor, tudo bem? Sim, estava no salão de beleza e agora…- num breve silêncio diz– A Paty está bem, mas aconteceu um acidente. – Eu, já ansioso pergunto. – O que houve, bateu com o gol? – Não, ela está bem, mas o que aconteceu é que foi atropelada….

         O mundo caiu, o que um Pai senti não queirão saber ou exprimentar. patynohps

         Cristo está vivo! Naquele instante peço e ele me atende. Falo em voz alta e peço que não de mal aconteça com a Patrícia. Isso já é meio rotina, a final de contas peço isso todos os dias, mas naquele momento com aflição no coração.

      Graças a Deus a Paty que é uma menina de 1,54 metros e frágil, e que foi arremessada ao solo por um para-choque de carro, ficou com pequeno edema no quadril e no joelho. Ela estava na faixa de pedestre e o semáfaro que está com defeitou desde quarta ou quinta, até hoje segunda dia 26 agosto ainda está assim. Faço um parenteses pra dizer que a administração municipal aqui em Canoas/RS é um caos.

       Isso tudo não impediu que os projetos do final de semana fossem alterados, e a noite lá estávamos nós na formatura da Cris. Foi uma linda festa a diplomação em razão do acidente não conseguimos ir.

    No sábado chegou a vez da formatura da Paty e do Bity. Os dois estudam desde o primeiro semestre de faculdade na mesma aula. Cursam Direito na Universidade Ritter dos Reis em Canoas, local que me formei também em Direito no ano de 1996. Naquela época nem pensava que minha pequena patinha e willi que também estuda Direito na Ritter fossem estar lá. Um parenteses pra dizer que a Lílian também se formou em Direito, só que na Ulbra. Virou uma família de bacharéis em Direito.

     Voltando ao sábado, já sabia que seria de correrias, em cabelereiro, manicures, lojas, o que aparece de coisas de última hora é inacreditável. Eu já estava com meu traje pronto uma semana antes, então fiquei de cozinheiro e outra atribuições do jaquetu (já que tu não tá fazendo nana podia…).

           Chegou a noite e o céu que ja desabava a dias reslveu cair de vez, nunca vimos tanta água. Meu pai Jordão de 86 anos de idade estava desanimadnho com o frio, dizia que as mãos frias o impossiblitavam de ir. Primeiro insisti e consegui cortar o cabelo dele, que é uma tarefa que normalmente a Lílian faz, dizendo que seria bom ele ir ao menos na recepção com os comis e bebes, uma vez que lá tem ar condicionado, e assim que ele quisesse levaria ele para casa.

        Fomos então proceguindo com os preparativos, chegou  a Lílian depois o Wilian e a Camila, a Paty e Biy acabei por ver somente no centro de eventos da FIERGS onde seria a solenidade de colação de grau.

        Quando estávamos por sair, meu pai Jordão e minha mãe Sofia estavam prontos para ir junto, e com certeza não se arrependeram por tudo que iria aconter ainda naquele dia.

         Chegamos na FIERGS alguns minutos antes da hora marcada, tiramos algumas fotos no saguão, com minha sony que anda sempre a  tira colo. E fomos para nosso lugar no reservado dos convidados especiais, os avós, pais e irmãos e os primeiro que chegassem, uma vez que só tinham 10 lugares.DSC08040

         Ficou difícil enumerar todos que estavam lá, mas sei que o Claudemir e a Helena a Vera e o Jorge foram os primeiros a chegar. Chegaram antes dos formandos.

          A formatura iniciou com a entrada e um show de luzes e sons, foi muito bonito.

          Depois veio a abetura, canto do Hino Nacional, até que chegou  a colação de grau, primeiro da Paty e em seguida do Bity, que com muita emoção receberam o diploma e foram declarados bacharéis em Direito. A Paty, como fez o exame da Ordem dos Advogados e foi aprovada antes do final do semestre podia até ter recebido a carteira de advogada.

           As emoções eram muitas, todos somos testemunhas, tanto da família do Victor quanto lá de casa que os dois estudavam muito, e quando a nota em uma prova ou trabalho não era um dez a casa caia, isto é, havia recurso, cara feia e insatisfação com o seus próprios desempenhos.

            Conseqüência da dedicação é que durante o curso os dois passaram em vários concursos públicos de nivel médio. O Victor foi chamado em dois e assumiu no NSS onde tirou o primeiro lugar no concurso, e a Paty aguarda chamada. Isso era o prenúncio do que ia acontecer ainda nesta formatura.

           Discurso do Paraninfo, discurso do Reitor e premiação do 2º melhor colocado no curso de Direito da Faculdade Ritter dos Reis. Muita expectativa e chamam minha filha Patrícia para receber o prêmio de distinção que é uma bolsa parcial da Defensoria Pública, e logo chamam o 1º lugar.  

           Tanto o primeiro quanto o segundo lugar tiveram uma média acima de 9,5, isso é quase dez em todas as provas durante todo o curso, quase um absurdo de se pensar.

            Então chamam o primeiro lugar. Victos Nunes Weber, que até então era namorado da Paty, e isso foi muita emoção ver os dois recebendo juntos o prêmio pelo esforço e dedição.

            Todos gritavm, assobiavam, pais, irmãos, primos, amigos, todos emocionados, alguns chorando.

                   Em seguida veio o Encerramento da formatura

 

                Na saída da FIERGS, como em toda formatura um tumulto. Chovia muito o que ajuda ainda mais na lentidão.

              Dali fomos para a galeteria San Niccoló em Canoas, pertinho do Shopping, ao lado do Carrefour Canoas não ia dizer o nome, mas é bom as pessoas saberem como foi o atendimento, afinal de contas fomos muito mal recepcionados por eles. Estavamos em mais de cem pessoas, e eles repartiram o espaço com o público externo para não perder uma ninharia de jantas num dia de chuva, e além disso, da previsão que foi feita só da parte da Paty faltou sete pessoas, e ele cobraram como se tivessem jantado, Tinha após a refeição o som com didiei, ele retiraram toda sobremesa antes do pessoal se servir. Não quiseram negociar o que nos deixou bem desgostosos. Pederam só das pessoas que estavam lá umas cinco formaturas.

                 Deixando os contratempos de lado, a recepção foi calorosa, discurso daqui, discurso dali. Quando o Victor resolveu rodar um vìdeo bem legal e na frente de todos se pôs de joelhos e pediu minha filha em casamento.

             Nesse momento as mulheres pelo que vi quase todas choraram, alguns homens também, mas não vi quem fui.

              A comemoração foi assim cheia de emoções. Então comemore tudo, comemore cada dia, comemore o amanhecer, o sol a chuva o frio e o calor. De preferência para comemorar junto com outras pessoas, se forem amigas mehor ainda. Desta vida o que mais se curte é a felicidade.

   Fiquem com Deus e até a próxima postagem

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual resultado *