Boa noite amigos a amigas da Cami.
Desde que a Cami entrou pra família que já estava programada a colocação de uma turbina. Claro que dentro das prioridades e pelo custo, uma vez que implica em alterar o motor para receber os novos componentes. Além disso o motor é uma caixa de surpresas e com a Cami não é diferente.
Primeiro muita conversa com os mecânicos Fabiano e Luciano Villa e com meu amigo e compadre Rogério Fachin que sabe tudo de motores a diesel, sobre peças e qual a alteração melhor a fazer. Tinha várias dúvidas, entre elas se não seria melhor trocar o motor inteiro na troca em um retífica. Esta opção foi deixada de lado porque acabaria por pegar uma outra caixa de pandora fechada. Assim preferi ficar com a Cami e descobrir seus segredos.
Aberto o motor na retifica, veio a notícia que o bloco tinha uma fissura entre as camisas e que o cabeçote com duas soldas precisava de outra. O bloco aceitou uma solda e o cabeçote comprei um novo.
A boa notícia é que o virabrequim estava standard, sendo a primeira retífica de 0,25.
Por enquanto a Cami ainda esta na oficina.
Por enquanto na desmontagem, com dúvidas do que fazer ao certo na instalação devido o espaço restrito.
Agora com algumas peças novas adquiridas:
Turbina 1620
Comprei uma bomba de óleo nova também:
ificadora identificou um problema no cabeçote. Trocamos por um novo, com rebaixo para turbinado:
Na oficina M Diesel em Canoas começou a montagem do motor. Para colocar a turbina do 1620 no motor 352, diante do espaço pequeno no compartimento foi necessária adaptação e colocação da turbina na parte de baixo do motor.
Esse cano das fotos de cima foi construído para levar o ar quente para a turbina que ficará em baixo. O motor da foto é uma sucata que foi usada de modelo. Para fixar esse cano na turbina foi construída uma peça em diagonal para alcançar a furação, como demonstrado a baixo.
Na foto de cima está a turbina fixa pela peça que foi construída especialmente para a adaptação.
Na foto a baixo o motor montado com a turbina.
Enquanto o motor era preparado eu limpei o local no chassi e coloquei placa anti ruído como forração.
Após tudo preparado iniciou a colocação do motor no local.
A colocação do motor foi feita por partes, uma vez que o guincho não tinha altura para suspender o motor pela frente, dessa forma o motor foi colocado por baixo, e depois foi colocado o reservatório de óleo. Foram trocadas todas as mangueiras.
Originalmente o ar entrava pela parte de cima do motor, o que foi modificado em função da turbina, sendo por isso modificado a localização do filtro de ar. Diga-se de passagem que isso deu um pouco de dor de cabeça ao Fabiano e Luciano, mas foi resolvido como mostra as imagens.
O filtro ficou na horizontal dando acesso direto até a turbina.
Colocado o motor no lugar, instalada a turbina e o filtro, foi feita a instalação da nova surdina.
Uma dificuldade encontrada quando descia uma serra ingrime era o controle dos freios. Então aproveitando o momento coloquei um freio motor na Cami, acionado a ar.
Também foi feito um reparo no radiador e colocado líquido.
Durante a desmontagem foi necessário retirar o para choque dianteiro, então não podia deixar a oportunidade passar e arrumar o estrago feito quando guinchamos a Cami de um atolamento.
E tendo que fazer uma pintura nova acabamos por instalar quatro faroletes.
O Forte é o pintor e chapeador, orgulhoso dos furos tortos no parachoque, hehehe. Deu trabalho para arrumar.
Ainda resta colocar uma extensão na tampa de madeira interna, que cobre o motor e que teve de ser aberta na lateral para poder baixar e encaixar a turbina.
O teste foi da primeira rodada do motor foi a contento.
Ainda no domingo após o meio dia subimos a serra gaúcha até Gramado para testar a turbina e o freio motor. Ficou tudo muito bom, a média foi de 3,2 para 3,9 e subir a serra ficou mais facil, antes tinha que andar em segunda marcha, desta vez subi em terceira e as vezes quarta marcha. Em Gramado nesta época rola o Natal Luz, a cidade é toda enfeitada, e são apresentados shows a noite.
Na segunda-feira fui ao bombista para abrir a bomba injetora e soltar mais diesel, o que deve melhorar ainda mais a performance.
Fiquem com Deus e até a próxima.