TURBINANDO A CAMI

Boa noite amigos a amigas da Cami.

turbina

Desde que a Cami entrou pra família que já estava programada a colocação de uma turbina. Claro que dentro das prioridades e pelo custo, uma vez que implica em alterar o motor para receber os novos componentes. Além disso o motor é uma caixa de surpresas e com a Cami não é diferente.

Primeiro muita conversa com os mecânicos Fabiano e Luciano Villa e com meu amigo e compadre Rogério Fachin que sabe tudo de motores a diesel, sobre peças e qual a alteração melhor a fazer. Tinha várias dúvidas, entre elas se não seria melhor trocar o motor inteiro na troca em um retífica. Esta opção foi deixada de lado porque acabaria por pegar uma outra caixa de pandora fechada. Assim preferi ficar com a Cami e descobrir seus segredos.

Aberto o motor na retifica, veio a notícia que o bloco tinha uma fissura entre as camisas  e que o cabeçote com duas soldas precisava de outra. O bloco aceitou uma solda e o cabeçote comprei um novo.

A boa notícia é que  o virabrequim estava standard, sendo a primeira retífica de 0,25.

Por enquanto a Cami ainda esta na oficina.DSC03389 DSC03391 DSC03392 DSC03393 DSC03395 DSC03396 DSC03397 DSC03398 DSC03399 DSC03402 DSC03405

Por enquanto na desmontagem, com dúvidas do que fazer ao certo na instalação devido o espaço restrito.

Agora com algumas peças novas adquiridas:

Turbina 1620

DSC03522Comprei uma bomba de óleo nova também:

DSC03639O motor na retifica:

DSC03585 DSC03587 DSC03592 DSC03593 DSC03591ificadora identificou um problema no cabeçote. Trocamos por um novo, com rebaixo para turbinado:

DSC03608Na oficina M Diesel em Canoas começou a montagem do motor. Para colocar a turbina do 1620 no motor 352, diante do espaço pequeno no compartimento foi necessária adaptação e colocação da turbina na parte de baixo do motor.

DSC03600 DSC03602 DSC03600 DSC03602Esse cano das fotos de cima foi construído para levar o ar quente para a turbina que ficará em baixo. O motor da foto é uma sucata que foi usada de modelo. Para fixar esse cano na turbina foi construída uma peça em diagonal para alcançar a furação, como demonstrado a baixo.

DSC03634DSC03628DSC03630DSC03631turbinaNa foto de cima está a turbina fixa pela peça que foi construída especialmente para a adaptação.

Na foto a baixo o motor montado com a turbina.DSC03637DSC03638

DSC03641Enquanto o motor era preparado eu limpei o local no chassi e coloquei placa anti ruído como forração.

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 Após tudo preparado iniciou a colocação do motor no local.

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2014-11-27 10.59.14 2014-11-27 10.59.00A colocação do motor foi feita por partes, uma vez que o guincho não tinha altura para suspender o motor  pela frente, dessa forma o motor foi colocado por baixo, e depois foi colocado o reservatório de óleo. Foram trocadas todas as mangueiras.DSC03642

Originalmente o ar entrava pela parte de cima do motor, o que foi modificado em função da turbina, sendo por isso modificado a localização do filtro de ar. Diga-se de passagem que isso deu um pouco de dor de cabeça ao Fabiano e Luciano, mas foi resolvido como mostra as imagens.

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 O filtro ficou na horizontal dando acesso direto até a turbina.
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Colocado o motor no lugar, instalada a turbina e o filtro, foi feita a instalação da nova surdina.

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Uma dificuldade encontrada quando descia uma serra ingrime era o controle dos freios. Então aproveitando o momento coloquei um freio motor na Cami, acionado a ar.

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DSC03682DSC03689Também foi feito um reparo no radiador e colocado líquido.

DSC03698 DSC03697 DSC03701Durante a desmontagem foi necessário retirar o para choque dianteiro, então não podia deixar a oportunidade passar e arrumar o estrago feito quando guinchamos a Cami de um atolamento.

E tendo que fazer uma pintura nova acabamos por instalar quatro faroletes.

DSC03646  O Forte é o pintor e chapeador, orgulhoso dos furos tortos no parachoque, hehehe. Deu trabalho para arrumar.DSC03643DSC03710

Ainda resta colocar uma extensão na tampa de madeira interna, que cobre o motor e que teve de ser aberta na lateral para poder baixar e encaixar a turbina.

 O teste foi da primeira rodada do motor foi a contento.

Ainda no domingo após o meio dia subimos a serra gaúcha até Gramado para testar a turbina e o freio motor. Ficou tudo muito bom, a média foi de 3,2 para 3,9 e subir a serra ficou mais facil, antes tinha que andar em segunda marcha, desta vez subi em terceira e as vezes quarta marcha. Em Gramado nesta época rola o Natal Luz, a cidade é toda enfeitada, e são apresentados shows a noite.

DSC03712 DSC03720 DSC03721 2014-11-30 17.52.01 10407352_1004964229529306_7899254840851863501_n

 Na segunda-feira fui ao bombista para abrir a bomba injetora e soltar mais diesel, o que deve melhorar ainda mais a performance.

Fiquem com Deus e até a próxima.

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