Bom dia amigos e amigas da CAMI.
Adquiri um gerador de 5000 wats e resolvi instalar na CAMI. Optei por um de maior potencia para permitir ligar split, microondas e ferramentas elétricas.
Nada é tão fácil quanto parece. Peguei as medidas do gerador na internet comparei com o local na Cami e resolvi arriscar, ficava bem apertadinho.
Mandei as medidas para o corta e dobra e comprei um galvanizado para fazer a caixa.
Feitas as medidas veio a montagem da tulha.
Por dentro da tulha coloquei uma isolação para son onde usei placa de fibra de vidro e por cima uma placa cimentícia. Nas fotos a preparação da porta da tulha.
A parte da ventilação adaptei um circulador de ar do Fiat Uno.
Na parte elétrica coloquei uma chave inversora. Tinha uma instalada na Cami agora são duas. Uma seleciona ou gerador ou rede externa, sendo que ambas passam pelo conversor, o que me permite caso necessite, carregar a bateria da casa e do motor pelo gerador, a outra chave seleciona ou conversor ou inversor para abastecer a casa.
Ficou assim:
No vídeo o som parece muito alto, mas na verdade baixou bastante. Dentro da Cami quando em deslocamento nem se houve o som do gerador.
Claro que assim parece que tudo foi se encaixando, mas não foi bem assim. Ainda hoje deu um problema com a surdina, que em razão da extensão acabou se soltando do bojo, segunda tenho que mandar soldar. Vou acrescentar um outro silenciador e fazer sair o cano para a lateral, pois os gases penetram na casa ficando da forma que está no vídeo. Para ligar o exaustor instalei um relé NA (normalmente aberto), onde a bobina liguei no carregador de bateria do gerador e a força nos bornes da bateria, assim quando o gerador é ligado automaticamente gera 12 volts pelo seu carregador, acionando o relé que por sua vez liga o exaustor diretamente na bateria.
A partir daqui um aditamento a postagem. hoje dia 05 de abril de 2014.
Assim que fiz a instalação do gerador saímos de viagem para Santa Catariana, eram os dias mais quentes dos últimos anos e nós felizes por estar viajando com o split ligado. Saí de Canoas quando resolvi dar uma parada depois de uns 20 km, para ver como estava a temperatura do gerador. Estava muito alta, quando o aconselhável no máximo é 40 graus no ambiente na rua estava mias que isso, imaginem dentro da tulha. Imediatamente desliguei o gerador. Abri as janelas e liguei os ventiladores 12 volts.
A viagem foi para Santa Catarina, mas devido ao calor e horário que saímos resolvemos parar para fazer o almoço. Paramos em Três Cachoeira ainda no RS. Paramos em uma praça em frente a uma Igreja. Ali, liguei o gerador novamente abri a porta da tulha e almoçamos com muito conforto.
Durou pouco a animação, em mais ou menos uma hora o gerador parou de funcionar, realmente estragou. Levei a Lavrale, vendedor, após retornar da viagem que durou uns 40 dias, e lá recebi nesta semana um gerador novo o qual instalei na tarde de hoje.
Mudei a ligação do ventilador de fiat uno que usei como exaustor, , puxei um cabo do positivo das baterias da casa deixando de usar a bateria do gerador e o relé mantive o mesmo, ,só que ao invés de energizar com a corrente continua do gerador usei a corrente de 220 volts convertida para 12 volts através de uma fonte 12 volts comum, dessas usadas em pequenos aparelhos eletrônicos, a minha é uma velha fonte que nem sei onde era originalmente usada.
Testei o funcionamento e aparentemente tudo deu certo, quando ligo o gerador e o disjuntor que libera a tensão, este através da fonte que alimenta o relé o qual fecha os contatos e assim liga o positivo das baterias da casa que por sua vez faz funcionar a ventuinha de exaustão.
Fiquem com Deus e até a próxima.
Gostei de ver, botar a mão na massa, topar um desafio e fazer bonito.
Detalhe, NF = Normalmente Fechado e NA = Normarmente Aberto.
Chego a conclusão que só não consegue quem na tenta.
Um grande abraço.
Jorge.
Corrigindo:
Chego a conclusão que só não consegue quem não tenta.
Verdade. O rele que foi usado é o NA, vou corrigir o texto.
Pingback: Ventilando gerador de energia |