Instalando gerador de energia na CAMI

Bom dia amigos e amigas da CAMI.

Adquiri um gerador de 5000 wats e resolvi instalar na CAMI. Optei por um de maior potencia para permitir ligar split, microondas e ferramentas elétricas.

GeradorNada é tão fácil quanto parece. Peguei as medidas do gerador na internet comparei com o local na Cami e resolvi arriscar, ficava bem apertadinho.

Preparando a tulha para receber o geradorMandei as medidas para o corta e dobra e comprei um galvanizado para fazer a caixa.Caixa de galvanizado para a tulha

 

Feitas as medidas veio a montagem da tulha.
DSC02362
DSC02371DSC02370DSC02354DSC02349DSC02351

 

Por dentro da tulha coloquei uma isolação para son onde usei placa de fibra de vidro e por cima uma placa cimentícia. Nas fotos a preparação da porta da tulha.

DSC02340DSC02341DSC02342

DSC02343

DSC02346

A parte da ventilação adaptei um circulador de ar do Fiat Uno.

DSC02329DSC02330

  Na parte elétrica coloquei uma chave inversora. Tinha uma instalada na Cami agora são duas. Uma seleciona ou gerador ou rede externa, sendo que ambas passam pelo conversor, o que me permite caso necessite, carregar a bateria da casa e do motor pelo gerador, a outra chave seleciona ou conversor ou inversor para abastecer a casa.

DSC02331DSC02332

Ficou assim:

No vídeo o som parece muito alto, mas na verdade baixou bastante. Dentro da Cami quando em deslocamento nem se houve o som do gerador.

    Claro que assim parece que tudo foi se encaixando, mas não foi bem assim. Ainda hoje deu um problema com a surdina, que em razão da extensão acabou se soltando do bojo, segunda tenho que mandar soldar.  Vou acrescentar um outro silenciador e fazer sair o cano para a lateral, pois os gases penetram na casa ficando da forma que está no vídeo. Para ligar o exaustor instalei um relé NA (normalmente aberto), onde a bobina liguei no carregador de bateria do gerador e a força nos bornes da bateria, assim quando o gerador é ligado automaticamente gera 12 volts pelo seu carregador, acionando o relé que por sua vez liga o exaustor diretamente na bateria.

                  A partir daqui um aditamento a postagem. hoje dia 05 de abril de 2014.

                  Assim que fiz a instalação do gerador saímos de viagem para Santa Catariana, eram os dias mais quentes dos últimos anos e nós felizes por estar viajando com o split ligado. Saí de Canoas quando resolvi dar uma parada depois de uns 20 km, para ver como estava a temperatura do gerador. Estava muito alta, quando o aconselhável no máximo é 40 graus no ambiente na rua estava mias que isso, imaginem dentro da tulha. Imediatamente desliguei o gerador. Abri as janelas e liguei os ventiladores 12 volts.

                          A viagem foi para Santa Catarina, mas devido ao calor e horário que saímos resolvemos parar para fazer o almoço. Paramos em Três Cachoeira ainda no RS. Paramos em uma praça em frente a uma Igreja. Ali, liguei o gerador novamente abri a porta da tulha e almoçamos com muito conforto. DSC02448

DSC02455

                  Durou pouco a animação, em mais ou menos uma hora o gerador parou de funcionar, realmente estragou. Levei a Lavrale, vendedor, após retornar da viagem que durou uns 40 dias, e lá recebi nesta semana um gerador novo o qual instalei na tarde de hoje.

                                     Mudei a ligação do ventilador de fiat uno que usei como exaustor, , puxei um cabo do positivo das baterias da casa deixando de usar a bateria do gerador e o relé mantive o mesmo, ,só que ao invés de energizar com a corrente continua do gerador usei a corrente de 220 volts convertida para 12 volts através de uma fonte 12 volts comum, dessas usadas em pequenos aparelhos eletrônicos,  a minha é uma velha fonte que nem sei onde era originalmente usada. DSC05635 (1)

                             Testei o funcionamento e aparentemente tudo deu certo, quando ligo o gerador e o disjuntor que libera a tensão, este através da fonte que alimenta o relé o qual fecha os contatos e assim liga o positivo das baterias da casa que por sua vez faz funcionar a ventuinha de exaustão.

 Fiquem com Deus e até a próxima.

Compartilhar

4 ideias sobre “Instalando gerador de energia na CAMI

  1. Pingback: Ventilando gerador de energia |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual resultado *