ORGANIZANDO AS LIGAÇÕES JUNTO A BATERIA

Boa noite amigos e amigas da Cami!

Quando a Cami veio morar conosco aqui em casa ela ainda não tinha alguns itens. A bomba d’água, as luzes de 12 volts eram ligadas diretamente no borne da bateria, e assim continuou a ser feito com os itens que foram sendo adicionados, tipo o inversor, o refrigerador, todos com fusível externo.

DSC05596 DSC05598 DSC05599

Então, fiz uma base com uma placa cimentícia, onde fixei uma chave tipo faca e uma cx de fusíveis.DSC05593

Instalei mais uma bateria em paralelo. Coloquei um disjuntor de 40 A que liga o positivo que sai do carregador ao positivo do motor da CAMI. Assim quando ficar parado alguns dias e por qualquer razão ficar sem bateria para dar partida basta fazer uma carga rápida através desta ligação.

            Ficou assim:DSC05616 DSC05624 DSC05625

    Na primeira imagem, do lado direito observem um rele, ele interliga as baterias da casa com a bateria do caminhao, o contato e normalmente aberto, ele fecha alguns segundos apos dar partida no motor, para isso liguei o positivo do D+ do alternador na bobina do rele, dessa forma sempre que o veiculo esta em movimento todas as baterias recebem carga do alternador, e assim que o veiculo e desligado momento em que o motor para deixa de produzir energia no D+, desconectando a bateria do caminhao das baterias da casa.

Fiquem com Deus e até a próxima.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual resultado *