REFRIGERADOR DA CAMI AGORA EM 12 VOLTS

  Bom dia amigos e amigas da Cami.

       Neste pequeno tempo que utilizamos a Cami, vimos da necessidade de ter um refrigerador nas 24 horas do dia. Sabemos que é possível levar gelo, mas tendo um refrigerador de 240 litros e não poder usar é frustrante. 

       Fizemos várias pesquisas sobre qual a geração de energia seria melhor apropriada para usar no refrigerador.

      Nos anos áureos do campismo usavam muito os refrigeradores a gás de cozinha, que entre os maiores inconvenientes apontam alguns que é a chama que apaga quando em deslocamento, o nível do refrigerador quem tem de estar perfeito, e o risco do gás.

         Bom o que sei é que não se fabrica mais aqui no Brasil a não ser por encomenda, o que demonstra no mínimo um desinteresse do mercado consumidor.

            Resta usar o refrigerador com corrente elétrica, e para isso sabendo que em deslocamento ou se usa a bateria ou se usa um gerador. Gerador descartei em razão do barulho, da manutenção, do consumo e do custo, sem se falar que a onda produzida não é perfeita, a não ser em aparelhos de melhor qualidade.

               A solução é usar então 12 volts diretamente ou 220 volts através do inversor de tensão. Nesse ponto tenho a dizer o seguinte: o inversor pode ser uma solução, mas tem que se ter o cuidado de usar um que tenha onda senoidal pura. No caso da Cami comprei um inversor de onda modificada de 2000 wats, e ele não deu partida no refrigerador, acabou queimando o compressor. Fiz várias tentativas, coloquei capacitor mais resistente, um auxiliar de partida no compressor e nada. Fiquei com o prejuízo e devolvi o inversor para a loja.

   Continuei as pesquisas e achei no blog Feliz Motorhome uma dica  que aqui em Porto Alegre pode-se fazer a instalação de um compressor especial para náutica que funciona em 12 ou 24 volts e  de 110 até 240 volts, da marca Danfoss, 

     Bem, eu já estava com o refrigerador queimado, tinha que arrumar o compressor, então fiz contato com o Artur da RefrInáutica, que colocou o novo compressor. 

  A instalação foi submetida a testes antes da entrega.

 

    No computador do Artur ficaram registradas as temperaturas e horários do teste, do que restou concluso que umas seis horas antes de sair é conveniente ligar em casa o refrigerador, através da rede elétrica, o que faz que atinja temperatura estabilizada, após isso o refrigerador fica ligando e desligando o compressor de acordo com a necessidade, o que economizará a bateria da Cami.

   A curiosidade é que são dois fios com flechas que são ligados, um em 12 volts e outro em 220 volts no caso da Cami. O fio rede  de 12 volts tem de ser de 6 mm.

  E dele que te dele.

   Até a próxima.

 

Compartilhar

2 pensou em “REFRIGERADOR DA CAMI AGORA EM 12 VOLTS

  1. Olá!

    Tenho um frigobar e estou com a mesma dificuldade com os inversores. Tentando achar uma solução cheguei aqui nessa sua postagem. Poderia me dizer quanto você gastou no novo compressor, quanto tempo levaram pra te entregar e se valeu mesmo a pena?

    Me ajudaria muito ter mais informações!

    • Oi Monica. Nunca tive problemas com a instalacao e funcionamento do refrigerador com o novo compressor. Estou orcando agora a instalacao de placas solares e liguei para o Artur da Refreinautica para consultar o consumo de corrente e este me informou que e de 4 aperes hora ou seja, 96 amperes no dia, o que e bem baixo. Isto e importante no uso de motorcasa autonoma. Na epoca paguei R$ 1300,00, hoje nao sei o valor, e a instalacao levou uns tres dias. Eu mesmo levei e busquei no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Qual resultado *